Bem-vindo ao mangue!

 

Lixo no rio, próximo ao Jardim Casqueiro, em Cubatão

Lixo no rio, próximo ao Jardim Casqueiro, em Cubatão

Por Renato Silvestre

 

É triste constatar, mas uma das regiões mais belas da Baixada Santista está sufocada! Não há mais espaço e o tempo para se buscar o resgate é reduzido a cada segundo.

Os mangues e rios de Cubatão pedem socorro. Toneladas e mais toneladas de lixo estão, se não encobrindo, mas tirando o verdadeiro brilho de um ecossistema inigualável.

A vida que é gerada ou se sustenta por meio dos mangues precisa de ajuda. Não há mais como se esconder ou admitir que o lixo fique boiando sem que nada possa ser feito em favor do meio ambiente, e antes de tudo, já que o homem por essência é egoísta, em prol da sua própria qualidade de vida.

É do conhecimento de todos o visível desequilíbrio climático hoje existente no Planeta Terra. De repente todos os fenômenos da natureza parecem se voltar contra a humanidade. Será reflexo do que o próprio homem faz com o meio ambiente visando apenas o hoje e, principalmente, o lucro?

É claro, que uma questão mundial não pode ser resolvida por alguns abnegadas dessa longínqua terra marcada pelo seu histórico de poluição, e porque não de recuperação ambiental, mas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Se o que se espera do cidadão é minimamente participar de forma efetiva das decisões governamentais, cobrando seus direitos e sabendo dos seus deveres, todos devemos também olhar e buscar um presente e um futuro melhor, enfim, com uma vida mais digna para todos, seja ambiental, social ou economicamente.

Dentro desse conceito e pensando naquela velha parábola do beija-flor que luta sozinho contra o incêndio na floresta, o Projeto Voluntários do Rio, coordenado por Rolando Roebbelen e assumido pelo Conselho Comunitário Consultivo Carbocloro, vai buscar soluções viáveis para a melhoria da qualidade dos rios e do manguezal em Cubatão. Uma tarefa árdua, que para obter sucesso precisará do apoio sincero do poder público, da iniciativa privada e, sobretudo, da sociedade civil que necessita urgentemente de tomar conhecimento da situação atual e se reeducar.

Um sonho quase que utópico, mas antes o sonho do que simplesmente se conformar com a frase do filósofo inglês Thomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”.

 

Vamos comentar os textos postados aqui e mandar artigos ou fotos para publicação nesse blog. Sejam todos bem-vindos e participem!

 

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em opinião

7 Respostas para “Bem-vindo ao mangue!

  1. Carlos Augusto Mendes

    Parabéns Renato e Rolando, por este início do trabalho de divulgação em meio eletrônico.
    O primeiro passo foi dado quando da aprovação do projeto no Conselho Consultivo Comunitário Carbocloro.
    A visita técnica dos membros do Conselho às áreas de manguezais foi de extrema importância, pois atualizou nossas informações e renovou em cada um a esperança de mudar esta situação aliados as mudanças que ocorreram na administração Municipal da Cidade, tendo como Prefeita eleita uma Mulher, que traz em sua bagagem a esperança de um povo sofrido.
    A mudança da qualidade de Vida desta população também passa por nossas mãos. O estar junto , presente, descobrir ações que sejam mais do que tudo realizadoras de um projeto de Vida com Qualidade para todos.

  2. Dilson Silva Mato Grosso

    Parabéns Renato Silvestre!
    Esta, de fato, foi mais uma iniciativa que já está dando certo.
    Fico feliz por termos esta nova “ferramenta” que poderá ao mesmo tempo atrair novas pessoas para estarem cooperando conosco e conhecendo mais sobre as ações do C.C.C., bem como os membros do mesmo podem interagir, agilizando as novas metas e propostas que já estão em andamento.
    Espero que a partir de agora as novas ações sejam conhecidas por muitos e que tenhamos de fato êxito em todos os projetos.
    A todos do CCC um grande abraço.
    Logo nos veremos.
    Dilson Silva Mato Grosso.
    Conselho Comunitário Consultico da Carbocloro.

  3. Rolando

    Atenção membros do Conselho Consultivo e Voluntários do Rio.
    Nesta próxima quinta feira dia 23 de julho estaremos recebendo na Carbocloro a Prefeita de Cubatão Marcia Rosa e seus secretários que virão para tomar conhecimento do CANOAÇO DA INDEPENDENCIA, que vai acontecer dia 6 de setembro próximo às 9 horas.
    Portanto não faltem, vamos começar a montar já as estratégias

  4. Dilson Mato Grosso

    Pauta da Próxima Reunião Comissão Terra :

    Coordenador: Sylvia

    Dia: 28/07 – Terça feira
    Local: Pier do Jd. Costa e Silva
    horário:9h

    1 – montagem geral do evento

    . Programação
    . Infra – estrutura
    . Divulgação
    . Autoridades a convidar
    . Convites em geral
    . Apresentações
    . Organização geral

    – Próxima reunião Extraordinária CCC –

    Dia 03/08
    horário: 9h
    Local: Carbocloro

  5. Rolando

    Parabéns Renatinho.
    Com profissionais como voce em nossa equipe de Voluntários do Rio, nosso projeto vai dar certo, com certeza.
    Obrigado por todo o teu empenho com o nosso Blog.
    Rolando

  6. Rolando

    Informo a todos que ainda restam alguns convites na barcaça da AEC Associação Ecológica de Cubatão para quem quizer participar do Canoaçõ.
    Na passagem está incluido o café da manhã, uma camiseta e o passeio propriamente dito com monitoria. Além de uma manhã agradavel, conhecendo o que se pode chamar de o Pantanal Cubatense com sua diversidade enorme de aves, ainda estaremos diretamente intervindo pela proteção do Ecosistema e pela criação do Parque do Guará Vermelho.

  7. Rolando

    Faltou informar ainda que os contatos para aquisição dos convites pode ser feito através do telefone 9611 2506, ou diretamente na rua Pedro de Toledo, 500 na oficina do Rolando, Amola-se Tudo Menos o Cliente ao preço de R$ 30,00.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s