Voluntários do Rio na mídia

Para quem não leu, ou quer ler novamente, segue a íntegra da matéria publicada na edição de ontem do caderno da Indústria do jornal A Tribuna:

Secretários municipais e representantes do CCC Carbocloro

Secretários municipais e representantes do CCC Carbocloro

Carbocloro vai realizar canoaço para limpar três rios de Cubatão

E-4
Indústria
A TRIBUNA Sexta-feira 31 julho de 2009 

www.atribuna.com.br

MANUEL ALVES FERNANDES

DA REDAÇÃO

 
O Conselho Comunitário Consultivo da Carbocloro promoverá um canoaço com apoio da comunidade para limpar os mangues dos rios Cubatão, Cascalho e Casqueiro, dia 13 de setembro, com partida do píer próximo ao Conjunto Afonso Schmidt. O passeio de barcos segue até a Vila dos Pescadores como parte do Programa Voluntários do Rio envolvendo 800 crianças de cinco escolas municipais de ensino fundamental em Cubatão com o objetivo de despertar hábitos de preservação ambiental. O programa é uma iniciativa da Carbocloro em parceria com a Prefeitura de Cubatão.

Os organizadores pretendem sensibilizar as entidades do Município para apoiar o programa que tem como slogan Voluntários do Rio, eu mergulho nessa idéia. E a idéia “é promover a limpeza desses rios através da retirada do lixo depositado em suas margens e superfícies e conscientizar a população sobre o descarte adequado do lixo, visando à preservação dos rios e de seus ecossistemas”, explica Teodoro Pavão, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Carbocloro e membro do Conselho Consultivo.

A limpeza dos rios e a campanha educativa beneficiam toda a comunidade. E o projeto também tem como propósito estimular o turismo náutico em Cubatão.

RELAÇÃO COM O RIO

A Carbocloro desenvolve, há 11 anos, um projeto para a instalação de uma hidrovia no Rio Cubatão, retomando uma prática secular no Município que, no passado, utilizou com sucesso esse sistema de transporte fluvial.

O uso dos rios de Cubatão paraa prática de esportes náuticos esteve em voga até meados desta década, tendo sido retomada no final dos anos 1990, depois que a Cetesb garantiu que a recuperação ambiental das águas dos rios locais havia sido atendida com sucesso.

O convite às visitas turísticas foi desencadeado com a descoberta do retorno do guará-vermelho, ave que se tornou símbolo da cidade, à região dos mangues das margens desses rios, atestando o sucesso do programa de recuperação ambiental. Alunos das Unidades Municipais de Ensino (UMEs) Padre Manoel da Nóbrega, Padre Antonio Olivieri, João Ramalho, Rui Barbosa e Padre José de Anchieta participarão da segunda fase do programa de atividades, que se realizará de setembro a novembro, com o propósito de conscientização ambiental das crianças e familiares.

Haverá apresentações da peça Quase no Quintal de Casa, com distribuição de cartilha educativa e participação em jogos lúdicos, e oficinas de reciclagem e concurso familiar, com premiação dos melhores trabalhos.
 

TRANSFORMAR E RECUPERAR

“Queremos mostrar que é pos- sível transformar nossos rios e recuperá-los”, explica o ambientalista e fotógrafo Rolando Roebbelen, membro do conselho e idealizador do canoaço. “Queremos transformar esse evento num grande trabalho conjunto para recuperar o que está comprometido, preservar o que sobrou e transformar o entorno do rio num grande parque dos manguezais”.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira, a Prefeitura de Cubatão dará total apoio à iniciativa, que além da preservação do meio ambiente enfatiza a atividade turística, um dos objetivos da administração da prefeita Marcia Rosa.

“Temos áreas maravilhosas para serem exploradas e vamos conseguir transformar nossa cidade em estância turística”, disse Oliveira. Sob o ponto de vista educacional, a campanha também ganhou o apoio do secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. “Devemos investir em ações de limpeza dentro das escolas porque esses atos mexem também com a consciência dos adultos”. O programa foi anunciado em ato que contou com a presença do presidente da empresa, Mario Cilento.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em artigos

Uma resposta para “Voluntários do Rio na mídia

  1. Rolando

    Ficou ótima a apresentaçao do Canoaco com a musica do Robertão de fundo. É isso ai Renato, parabéns. Assim que eu arrumar um tempinho vou te enviar algumas fotos para voce anexar também.
    Novo Canoaço vem ai dia 25 de outubro. É o Canoaço da Primavera. Saiba mais me ligando, 9611 2506 – Rolando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s