Voluntários do Rio é destaque em A Tribuna

Para quem não leu, ou quer ler novamente, segue a íntegra da matéria publicada na edição de hoje do caderno Indústria, do jornal A Tribuna:

Ponte sobre o Rio Cubatão, próxima ao Conjunto Afonso Schmidt

 Voluntários do Rio tem ação destacada pela Carbocloro 

E-2
Indústria

A TRIBUNA Sexta-feira, 27 de novembro de 2009.

http://www.atribuna.com.br

DA REDAÇÃO

Alunos de cinco escolas de Cubatão que participaram nos últimos três meses do projeto Voluntários do Rio, promovido pela Carbocloro e pelo seu Conselho Comunitário Consultivo, recebem domingo a premiação pelo destaque na fase final. Cerca de 1.500 alunos elaboraram, juntamente com os professores e familiares, as melhores redações que retrataram o objetivo do projeto: formar hábitos de consciência de preservação ambiental na comunidade, preservando principalmente os rios e mangues da região. O projeto de conscientização envolveu cerca de 4 mil pessoas, seforem incluídos os familiares dos alunos. Segundo o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Carbocloro, Teodoro Pavão, a primeira fase teve como foco principal a limpeza dos rios Cubatão, Cascalho e Casqueiro.

CINCO TONELADAS DE LIXO

Durante cinco dias, quatro em- barcações especializadas percorreram um trajeto aproximado de 10 km por dia, recolhendo cerca de cinco toneladas de lixo, composto, em sua maioria, por garrafas pet, plásticos, isopor, entre outros objetos e materiais jogados pelos moradores das margens dos rios de Cubatão, Santos e São Vicente e arrastados pelas marés.

QUASE NO QUINTAL DE CASA

Na semana seguinte, o início da segunda fase do projeto foi marcado pelas apresentações teatrais nas escolas de Cubatão. A peça Quase no quintal de casa abordou a importância do papel de cada indivíduo na preservação e manutenção dos rios e mangues, exatamente o “quintal da casa”, o trecho da cidade comum a todos. Durante uma semana, os atores percorreram cinco escolas, atingindo 1.300 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Em continuidade ao projeto, aconteceram nas escolas as oficinas de reciclagem, que ensinaram aos alunos a transformar garrafas pet em objetos de uso diário, o jogo lúdico alusivo à peça teatral e o Concurso Familiar de Redação, que consolidou os conceitos disseminados nas ações de conscientização desenvolvidas. Na solenidade de domingo, a Carbocloro premiará as cinco melhores redações e as respectivas escolas. No total, foram produzidas por alunos e familiares das cinco escolas participantes do Projeto 304 redações. O encerramento do projeto acontece no Centro Ambiental Afonso Schmidt (Rua Lafayete Custódio, 123 ­ Conjunto Afonso Schmidt), das 8h30 às 12h, após passeio de barco pelo Rio Cubatão.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em notícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s