Encerramento do projeto é destaque em A Tribuna

Para quem não leu, ou quer ler novamente, segue a íntegra da matéria publicada na edição da última sexta-feira, 04/12, do caderno Indústria, do jornal A Tribuna:

Alunas vencedoras do concurso de redação passearam de barco pelos rios da cidade

Carbocloro premia os vencedores do projeto Voluntários do Rio

E-4
Indústria

A TRIBUNA Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009.

http://www.atribuna.com.br

MANUEL ALVES FERNANDES
DA REDAÇÃO
Aos 10 anos, Nádia dos Santos Ribeiro Lima, aluna da Escola Municipal Rui Barbosa, exibe maturidade maior do que muitos adultos. “Eu gostaria de dizer que, apesar dos meus 10 anos, consigo perceber o quanto a natureza está sofrendo, e principalmente, os nossos rios, que são fundamentais para a nossa existência, porque se não tiver água limpa nós iremos morrer”.

Com a ajuda da tia, Marcia Adriana, e da professora da 4ª série C, Maria Aparecida de Matos Firmino, ela elaborou uma das cinco redações premiadas pela Carbocloro e seu Conselho Comunitário Consultivo no concurso doProjeto Voluntários do Rio, destinado a conscientizar  por meio de programas desenvolvidos em escolas municipais, a importância de preservar o meio ambiente e manter os cursos d’água limpos. O projeto teve como foco a limpeza dos rios Cubatão, Cascalho e Casqueiro, que banham a cidade.

Na primeira fase, realizada em outubro, durante cinco dias quatro embarcações especializadas percorreram um trajeto aproximado de 10 km por dia, recolhendo cerca de cinco toneladas de lixo, composto, em sua maioria, por garrafas pet (veja abaixo a utilização desse material).

Na semana seguinte, o início da segunda fase do projeto foi marcado por apresentações teatrais nas escolas de Cubatão. A peça Quase no quintal de casa abordou a importância do papel de cada indivíduo na preservação e manutenção dos rios e mangues.Durante uma semana, os atores percorreram cinco escolas,atingindo 1.300 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Os alunos aprenderam a transformar garrafas pet em objetos de uso diário.

A avaliação de todo esse projeto era a redação, por meio das crianças e seus parentes indicariam se objetivo do projeto foi alcançado: como deixar de jogar lixo nos rios e mangues da cidade, um patrimônio ecológico valioso. Nádia deu a melhor pista: “Na minha opinião, o que pode ser feito é uma conscientização a toda a população, começando na escola, através de trabalhos escolares como este, e outros, envolvendo todos os alunos”. Nadia foi a vencedora do concurso na UME Rui Barbosa.

Outras vencedoras, por escola, foram as alunas Júlia Espinheira dos Santos, da UME Padre Antonio Olivieri; Maria Eduarda Souza, da UME Padre José de Anchieta; Lyara Porto de Souza, da UME Antonio Ortega Domingues e Beatriz Pereira Braga, da UME João Ramalho. No encerramento do projeto, ocorrido no último domingo no Centro Ambiental Afonso Schmidt, a Carbocloro premiou com uma bicicleta cada autor das cinco melhores redações. Participaram do ato o gerente da fábrica, Márcio Abreu; o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Teodoro Pavão, e os secretários municipais de Cubatão Fernando Júnior (Ação Governamental); Fábio Inácio de Oliveira (Educação) e Vanderlei Oliveira (Meio Ambiente). Depois, todos foram passear de barco pelo Rio Cubatão.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em notícia

Uma resposta para “Encerramento do projeto é destaque em A Tribuna

  1. Sylvia Vieira

    Renato,
    parabéns pelo conteúdo do blog.
    Quanto mais a problemática do lixo for divulgada, melhor será para o meio ambiente e para a sociedade.
    O Voluntários do rio fez a sua parte. Cabe a cada um de nós dar continuidade a esse projeto que fará muita diferença no futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s