Exposição destaca histórico ambiental de Cubatão

http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=2011:exposicao-destaca-historico-ambiental-de-cubatao&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50
Texto: Melchior de Castro Junior
Postado por Departamento de Imprensa
Qui, 11 de Fevereiro de 2010 17:47
Estrutura itinerante passará por sete bairros

Uma estrutura de nove metros quadrados, em forma de caixa, promete chamar a atenção em sete pontos de Cubatão a partir da próxima quinta-feira (19). Trata-se da instalação da exposição itinerante Estudo Ambiental do Cepema-USP sobre a Qualidade do Ar em Cubatão.

Além de promover um resgate da história ambiental e industrial da Cidade, a iniciativa celebra os novos avanços conquistados por meio de estudos promovidos na região. Com base de alumínio e paredes de lona acrílica, a estrutura apresenta dados impressos relativos à história e às pesquisas desenvolvidas pelo Centro de pesquisas e Capacitação em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema). A unidade foi instalada em Cubatão em 2006 por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Petrobrás e a comunidade. Desde a sua fundação, o centro reúne pesquisadores que realizam estudos voltados à busca de soluções para problemas ambientais.

Um estudo ambiental recente se relaciona à implantação da Usina Termelétrica Euzébio Rocha, da Petrobrás, na Refinaria Presidente Bernardes. O estudo ambiental é direcionado a áreas específicas, tais como dispersão de poluentes, reatividade fotoquímica de emissões atmosféricas, biomonitoramento com plantas, estudo da saúde, implantação de equipamentos para monitoração da qualidade do ar e implementação de projetos de educação ambiental e comunicação, todos representados na mostra.

Dois bolsistas atuarão como monitores da exposição, das 9 às 17 horas. A Prefeitura participa da iniciativa garantindo a logística e a segurança do equipamento, numa parceria do Cepema com as secretarias de Cultura e de Ação de Governo.

De acordo com os organizadores, a exposição pretende não só divulgar os estudos realizados pelo Cepema-USP, mas também integrar a comunidade com os temas ambientais, incentivando o interesse e a participação popular. Quem acompanhar a exposição poderá formular questões através de cupons. As respostas serão publicadas no site da instituição (www.cepema.usp.br).

A abertura ocorre sexta-feira, dia 19, às 11 horas, na esplanada do Paço Municipal. As visitas podem ser realizadas até 1º de abril. Confira a programação: de 19 a 25 de fevereiro, Paço Municipal; de 27 de fevereiro a 4 de março, Praça Independência, Jardim Casqueiro; de 6 a 11 de março, Bolsão 8, entrada do bairro; de 13 a 18 de março, Praça do Crevin; de 20 a 25 março, Fabril, Rua da Farmácia; e de 27 de março a 1º de abril, Vila São José, em frente ao Pamos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em notícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s